Inovação, iniciativas de cooperação e trocas de experiências entre Brasil e China.

Entre os dias 03 e 07 de julho estive em viagem oficial à China, a convite do Supremo Tribunal daquele país. Em Beijing, além do Tribunal, também visitei a Assembleia Nacional Popular. 


Ainda em Beijing, dei palestra para aproximadamente 300 juízes chineses, na Escola Nacional da Magistratura, sobre “Inteligência Artificial, Democracia e Mudança do Clima “, um desafio que eles também enfrentam em suas áreas de atuação.

Na sequência, fui de trem bala para Xangai (1.400 km em pouco mais de 4 horas), onde visitei o Supremo Tribunal daquela província. Também tive a oportunidade de participar da Conferência Mundial sobre Inteligência Artificial, comparecer a uma exposição de novas tecnologias e me reunir com pesquisadores brasileiros que estavam no evento.

Me reuni também com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento – também conhecido como Banco dos BRICS -, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. Apresentei a ela a ideia de promover uma ampla transição energética no Poder Judiciário, com descarbonização e utilização de energia solar, com financiamento do Banco. 

Por fim, visitei uma das principais empresas globais de transição energética, fabricante, entre outros equipamentos, de placas solares para usinas fotovoltaicas.

Fui recebido em todos os lugares com cortesia e grande distinção. A viagem foi muito produtiva e pude fazer intercâmbios importantes para aumentar a agilidade do nosso Judiciário com a ajuda das novas tecnologias.

Back to Top