Prêmio foi entregue durante evento internacional que reuniu juristas e acadêmicos na Universidade do Texas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, durante o Global Summit on Constitutionalism, realizado entre os dias 20 e 22 de março. A honraria reconhece sua contribuição acadêmica ao direito constitucional e sua atuação na defesa da democracia e dos direitos fundamentais.
Acadêmico e Senior Fellow da Universidade de Harvard, o ministro Barroso mantém intensa produção intelectual, mesmo após sua nomeação para a Suprema Corte brasileira, com artigos publicados em periódicos renomados, nos quais aborda temas como inteligência artificial, democracia, mudanças climáticas e o papel das supremas cortes.

Foto divulgação.
Professor Richard Albert, da universidade do Texas, após entregar prêmio ao ministro Luís Roberto Barroso.
Ao agradecer a homenagem, o ministro dividiu o reconhecimento com os demais membros do STF e destacou o papel do Tribunal na defesa das instituições brasileiras. Ele relembrou os tempos de ditadura no país e alertou para os riscos do autoritarismo extremista.
“A democracia constitucional é uma trincheira onde cabem todos os que acreditam no Estado de direito, na igualdade e no progresso social”, afirmou.
Ao concluir seu discurso, o ministro destacou os desafios globais enfrentados na atualidade, como guerras, abuso de poder, disseminação de desinformação e ataques à democracia. Ressaltou ainda a importância da resistência em prol dos valores democráticos e do Estado de Direito.
“Não podemos nos deixar contaminar pela onda negativa que se espalhou. Precisamos manter as luzes acesas e construir diques contra o retrocesso social e moral desses tempos”.
O Global Summit on Constitutionalism reuniu juristas e acadêmicos de diversos países para debater os desafios contemporâneos do constitucionalismo.